Feira de produtos orgânicos
ANUNCIE AQUI BATE PAPO BOLETIM BUSCA CONTATO FÓRUM MAPA DO PORTAL e-REPÓRTER
NOTÍCIAS | Biocombustíveis
Voltar a página anterior
20/02/2011 - 09h02
Horário de verão resulta em economia de 4,4% na demanda de energia



Sabrina Craide, da Agência Brasil

O horário de verão, que termina à 0h do próximo domingo (20/2), resultou em uma redução de 4,4% na demanda de energia do horário de pico, nas regiões onde o sistema foi adotado. No ano passado, a redução foi de 4,7% nas regiões Sudeste e Centro-Oeste e de 4,8%, na Região Sul.

Segundo dados preliminares do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a economia da geração térmica evitada com a adoção do horário de verão foi estimada em R$ 30 milhões, o que traz como consequência a redução da tarifa de energia elétrica para o consumidor.

A redução total da demanda de energia no horário de pico foi de 2.376 megawatts, sendo 1.821 megawatts no Subsistema Sudeste/Centro-Oeste e 555 megawatts no Subsistema Sul. No caso do Subsistema Sudeste/Centro-Oeste, a redução equivale a aproximadamente 60% da carga no horário de ponta da cidade do Rio de Janeiro ou a duas vezes a carga no horário de ponta de Brasília. No Sul, representa 60% da carga no horário de ponta de Curitiba.

A redução total de energia foi de 0,5%, o que equivale a cerca de 8% do consumo mensal da cidade do Rio de Janeiro e 10% do consumo mensal de Curitiba.

O diretor-geral do ONS, Hermes Chipp, avalia que as principais consequências da redução de demanda são o aumento da segurança e a diminuição dos custos de operação do Sistema Interligado Nacional.

A partir da 0h do próximo domingo, os moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste deverão atrasar os relógios em uma hora. O horário de verão, que, neste ano, começou no dia 17 de outubro, é adotado sempre nesta época do ano por causa do aumento na demanda por energia, resultante do calor e do crescimento da produção industrial por causa do Natal.

Neste período, os dias têm maior duração por causa da posição da Terra em relação ao Sol, e a luminosidade natural pode ser mais bem aproveitada.

(Agência Brasil)



................................................................................................................................................................................................

MAIS INFORMAÇÕES
Receba grátis em seu e-mail notícias, informações e serviços do setor orgânico. Cadastre-se em nosso boletim informativo: CLIQUE AQUI - para assinar o boletim [Grátis]

VEJA MAIS NOTÍCIAS
Veja em nosso portal mais notícias sobre indústria, negócios, serviços, economia, etc. CLIQUE AQUI

BLOG E-usinas
Comente as notícias e de sua opinião em nosso blog, clique aqui. CLIQUE AQUI

TWITTER
Siga o portal e-usinas no twiter, canal de negócios e serviços. CLIQUE AQUI

EVENTOS
Veja os eventos que estão acontecendo, ou vão acontecer. Cadastre grátis seu evento. CLIQUE AQUI

................................................................................................................................................................................................

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina
2133
Notícia vizualizada: 2133 vezes
Voltar a página anterior
ANUNCIE AQUI BATE PAPO BOLETIM BUSCA CONTATO FÓRUM MAPA DO PORTAL e-REPÓRTER
Bolsa de mercadoriasPlataforma de intercâmbio nacional para produtores orgânicos, consumidores Classificados orgânicosÉ imperdível! Encontre aqui diversas
ofertas pelos melhores preços. Confira!
Painel de negócios orgânicosChegou o novo painel do e-Campo,
Anuncie sua empresa neste canal
Agronegócios orgânicosEncontre aqui as empresas que
comercializam produtos orgânicos
Produtores orgânicosÉ imperdível! Encontre aqui produtores
orgânicos na sua cidade. Confira!
Cartão virtual orgânicoAproveite! Divulgue o conceito orgânico
Envie um cartão virtual orgânico!
Páginas agrícolasEncontre aqui as informações pa o seu
dia a dia de trabalho no campo
Estamos propiciandoOportunidades para quer que dar um novo rumo a seu negócio. Anuncie aqui! Estamos propiciandoOportunidades para quer que dar um novo rumo a seu negócio. Anuncie aqui! Estamos propiciandoOportunidades para quer que dar um novo rumo a seu negócio. Anuncie aqui! Estamos propiciandoOportunidades para quer que dar um novo rumo a seu negócio. Anuncie aqui! Estamos propiciandoOportunidades para quer que dar um novo rumo a seu negócio. Anuncie aqui! Estamos propiciandoOportunidades para quer que dar um novo rumo a seu negócio. Anuncie aqui! Estamos propiciandoOportunidades para quer que dar um novo rumo a seu negócio. Anuncie aqui! Estamos propiciandoOportunidades para quer que dar um novo rumo a seu negócio. Anuncie aqui! Estamos propiciandoOportunidades para quer que dar um novo rumo a seu negócio. Anuncie aqui! Estamos propiciandoOportunidades para quer que dar um novo rumo a seu negócio. Anuncie aqui! Estamos propiciandoOportunidades para quer que dar um novo rumo a seu negócio. Anuncie aqui! Estamos propiciandoOportunidades para quer que dar um novo rumo a seu negócio. Anuncie aqui! Estamos propiciandoOportunidades para quer que dar um novo rumo a seu negócio. Anuncie aqui! Estamos propiciandoOportunidades para quer que dar um novo rumo a seu negócio. Anuncie aqui! Estamos propiciandoOportunidades para quer que dar um novo rumo a seu negócio. Anuncie aqui! Estamos propiciandoOportunidades para quer que dar um novo rumo a seu negócio. Anuncie aqui! Estamos propiciandoOportunidades para quer que dar um novo rumo a seu negócio. Anuncie aqui! Estamos propiciandoOportunidades para quer que dar um novo rumo a seu negócio. Anuncie aqui! Estamos propiciandoOportunidades para quer que dar um novo rumo a seu negócio. Anuncie aqui! Estamos propiciandoOportunidades para quer que dar um novo rumo a seu negócio. Anuncie aqui! Estamos propiciandoOportunidades para quer que dar um novo rumo a seu negócio. Anuncie aqui! Estamos propiciandoOportunidades para quer que dar um novo rumo a seu negócio. Anuncie aqui! Estamos propiciandoOportunidades para quer que dar um novo rumo a seu negócio. Anuncie aqui! Estamos propiciandoOportunidades para quer que dar um novo rumo a seu negócio. Anuncie aqui! Estamos propiciandoOportunidades para quer que dar um novo rumo a seu negócio. Anuncie aqui! Estamos propiciandoOportunidades para quer que dar um novo rumo a seu negócio. Anuncie aqui! Estamos propiciandoOportunidades para quer que dar um novo rumo a seu negócio. Anuncie aqui! Estamos propiciandoOportunidades para quer que dar um novo rumo a seu negócio. Anuncie aqui!