Feira de produtos orgânicos
ANUNCIE AQUI BATE PAPO BOLETIM BUSCA CONTATO FÓRUM MAPA DO PORTAL e-REPÓRTER
NOTÍCIAS | Orgânicos
Voltar a página anterior
19/02/2011 - 21h02
Na Niágara rosada orgânica , nem calda bordalesa



'Calda bordalesa' é um composto de água, sulfato de cobre e cal . É tão simples que é admitida pela agricultura orgânica. Pois nem a trivial substância precisa ser utilizada em modelo de produção orgânica de uva Niágara rosada em desenvolvimento pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Aliás, nenhum agroquímico é usado no sistema, pelo qual, ainda por cima, se pode obter uma produtividade três vezes maior do que a convencional.

O modo de produção que apresenta essas características foi detalhado em Dia de Campo na tarde de quinta-feira (10), na unidade Uva e Vinho da Embrapa, em Bento Gonçalves. Um bom público, de cerca de 60 pessoas, entre produtores, técnicos e engenheiros agrônomos, participou da atividade, conduzida pelo coordenador do projeto de produção em tal sistema, o pesquisador George Wellington Melo.

A não-utilização de agroquímicos e outras composições, revelou Wellington, se deve a um expediente específico: o uso de cobertura plástica sobre o vinhedo. Já a alta produtividade é decorrência da utilização da cobertura e também do manejo das plantas e do solo, além da própria adubação - no caso, usando-se adubo orgânico e resíduos de aveia e ervilhaca. Dentro do modelo, em uma área da variedade de uva em questão, junto à sede da Embrapa Uva e Vinho, se obteve, em 2010, uma produtividade equivalente a 42 toneladas por hectare - quando, por meio do cultivo convencional, a média fica em 14 toneladas por hectare; ou em 10, em relação a outros modos de produção orgânica.

A experiência com Niágara rosada conduzida por Wellington foi implementada em 2003. "E o vinhedo é orgânico desde sua instalação: desde lá, nenhum agroquímico foi utilizado para tratamento da uva", assinala o pesquisador. De acordo com ele, o projeto encerra-se esse ano, mas já está sendo preparada sua continuidade, com a finalidade de resolver pontos deficientes existentes no sistema, principalmente no sem cobertura plástica.

O pesquisador planeja concluir ainda neste semestre o descritivo completo do experimento de produção orgânica, a ser disponibilizado até o final do ano, na Internet. Ele observa que uma das principais questões em torno do modelo de produção com cobertura plástica diz respeito à sua viabilidade econômica. "Tecnicamente, ele é 100% viável", afirma, observando que no boletim sobre o sistema, a ser feito com colegas de Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, se pretende apontar qual o preço mínimo do kg da uva a ser obtido para que o cultivo de Niágara rosada orgânica sob cobertura, na Serra Gaúcha, seja compensatório.


(Embrapa | Giovani Capra)



................................................................................................................................................................................................

MAIS INFORMAÇÕES
Receba grátis em seu e-mail notícias, informações e serviços do setor orgânico. Cadastre-se em nosso boletim informativo: CLIQUE AQUI - para assinar o boletim [Grátis]

VEJA MAIS NOTÍCIAS
Veja em nosso portal mais notícias sobre indústria, negócios, serviços, economia, etc. CLIQUE AQUI

BLOG E-usinas
Comente as notícias e de sua opinião em nosso blog, clique aqui. CLIQUE AQUI

TWITTER
Siga o portal e-usinas no twiter, canal de negócios e serviços. CLIQUE AQUI

EVENTOS
Veja os eventos que estão acontecendo, ou vão acontecer. Cadastre grátis seu evento. CLIQUE AQUI

................................................................................................................................................................................................

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina
2661
Notícia vizualizada: 2661 vezes
Voltar a página anterior
ANUNCIE AQUI BATE PAPO BOLETIM BUSCA CONTATO FÓRUM MAPA DO PORTAL e-REPÓRTER
Bolsa de mercadoriasPlataforma de intercâmbio nacional para produtores orgânicos, consumidores Classificados orgânicosÉ imperdível! Encontre aqui diversas
ofertas pelos melhores preços. Confira!
Painel de negócios orgânicosChegou o novo painel do e-Campo,
Anuncie sua empresa neste canal
Agronegócios orgânicosEncontre aqui as empresas que
comercializam produtos orgânicos
Produtores orgânicosÉ imperdível! Encontre aqui produtores
orgânicos na sua cidade. Confira!
Cartão virtual orgânicoAproveite! Divulgue o conceito orgânico
Envie um cartão virtual orgânico!
Páginas agrícolasEncontre aqui as informações pa o seu
dia a dia de trabalho no campo
Estamos propiciandoOportunidades para quer que dar um novo rumo a seu negócio. Anuncie aqui! Estamos propiciandoOportunidades para quer que dar um novo rumo a seu negócio. Anuncie aqui! Estamos propiciandoOportunidades para quer que dar um novo rumo a seu negócio. Anuncie aqui! Estamos propiciandoOportunidades para quer que dar um novo rumo a seu negócio. Anuncie aqui! Estamos propiciandoOportunidades para quer que dar um novo rumo a seu negócio. Anuncie aqui! Estamos propiciandoOportunidades para quer que dar um novo rumo a seu negócio. Anuncie aqui! Estamos propiciandoOportunidades para quer que dar um novo rumo a seu negócio. Anuncie aqui! Estamos propiciandoOportunidades para quer que dar um novo rumo a seu negócio. Anuncie aqui! Estamos propiciandoOportunidades para quer que dar um novo rumo a seu negócio. Anuncie aqui! Estamos propiciandoOportunidades para quer que dar um novo rumo a seu negócio. Anuncie aqui! Estamos propiciandoOportunidades para quer que dar um novo rumo a seu negócio. Anuncie aqui! Estamos propiciandoOportunidades para quer que dar um novo rumo a seu negócio. Anuncie aqui! Estamos propiciandoOportunidades para quer que dar um novo rumo a seu negócio. Anuncie aqui! Estamos propiciandoOportunidades para quer que dar um novo rumo a seu negócio. Anuncie aqui! Estamos propiciandoOportunidades para quer que dar um novo rumo a seu negócio. Anuncie aqui! Estamos propiciandoOportunidades para quer que dar um novo rumo a seu negócio. Anuncie aqui! Estamos propiciandoOportunidades para quer que dar um novo rumo a seu negócio. Anuncie aqui! Estamos propiciandoOportunidades para quer que dar um novo rumo a seu negócio. Anuncie aqui! Estamos propiciandoOportunidades para quer que dar um novo rumo a seu negócio. Anuncie aqui! Estamos propiciandoOportunidades para quer que dar um novo rumo a seu negócio. Anuncie aqui! Estamos propiciandoOportunidades para quer que dar um novo rumo a seu negócio. Anuncie aqui! Estamos propiciandoOportunidades para quer que dar um novo rumo a seu negócio. Anuncie aqui! Estamos propiciandoOportunidades para quer que dar um novo rumo a seu negócio. Anuncie aqui! Estamos propiciandoOportunidades para quer que dar um novo rumo a seu negócio. Anuncie aqui! Estamos propiciandoOportunidades para quer que dar um novo rumo a seu negócio. Anuncie aqui! Estamos propiciandoOportunidades para quer que dar um novo rumo a seu negócio. Anuncie aqui! Estamos propiciandoOportunidades para quer que dar um novo rumo a seu negócio. Anuncie aqui! Estamos propiciandoOportunidades para quer que dar um novo rumo a seu negócio. Anuncie aqui!