Feira de produtos orgânicos
ANUNCIE AQUI BATE PAPO BOLETIM BUSCA CONTATO FÓRUM MAPA DO PORTAL e-REPÓRTER
NOTÍCIAS | Orgânicos
Voltar a página anterior
15/09/2009 - 07h09
Indústrias investem em defensivos biológicos



No cotidiano, as fabricantes de defensivos agrícolas fazem referência a seus produtos com esse termo, "defensivos" - ou proteção de cultivos, do ânglico "crop protection". Gente menos afeita ao mundo agrícola costuma apelar ao generalista "agrotóxico" para tratar do mesmo tema.

Na lida das lavouras, muitos produtores rurais são menos eufêmicos: o que se pulveriza sobre a plantação, se não for água, é "veneno".

Pois crescem as investidas das fabricantes de defensivos para fazer agrotóxicos que façam os agricultores mudar o vocabulário. O mercado dos chamados defensivos agrícolas biológicos, que, em geral, prescindem da utilização de produtos químicos, é minúsculo dentro do universo total da indústria de agrotóxicos.

Nos últimos tempos, contudo, têm se multiplicado as iniciativas das indústrias nessa seara.

Em um universo de 1,4 mil agrotóxicos registrados, apenas 16 são biológicos. No momento, em contrapartida, estão em andamento ao menos 50 processos para registros de novos produtos biológicos.

O contingente atual dos biológicos representa apenas 1,14% do total de defensivos registrados no país. Se todos os 50 forem aprovados, essa fatia passará a 4,55%.

Há de se reconhecer que a parcela ainda é marginal, mas, com os novos registros, o número de defensivos biológicos no mercado será mais que quadruplicado em um curto espaço de tempo.

O Ministério da Agricultura, um dos três órgãos responsáveis pelo registro de agrotóxicos no país - os outros são o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) - lançou uma campanha para acelerar os trâmites da etapa burocrática da validação dos biodefensivos.

"O tempo para o registro de um defensivo biológico tem que ser metade do de um químico. A lei diz que produtos de baixa toxicidade e periculosidade têm que ser priorizados", diz Luís Rangel, coordenador-geral de agrotóxicos do Departamento de Fiscalização de Insumos Agrícolas do ministério.

A Basf é uma das grandes fabricantes de agrotóxicos que estreará em breve no mercado dos biodefensivos no Brasil.

A empresa já pôs em curso o processo de registro de um fungicida biológico que tem como ingrediente ativo a bactéria Bacillus subtilis. A expectativa da companhia é que a comercialização já esteja autorizada no início do próximo ano.

O biofungicida entrou no portfólio da Basf em abril deste ano, quando a empresa fechou acordo de cooperação com a americana AgraQuest, detentora da tecnologia.

O acordo de distribuição é mundial, mas as vendas ainda não começaram no Brasil por falta de registro.

"O produto é complementar a nossos outros produtos porque é usado no fim do ciclo das culturas", diz Valdirene Bastos Licht, diretora de marketing estratégico da Basf para a América Latina.

O produto é usado principalmente no cultivo de frutas e hortaliças. No Brasil, a empresa pretende requisitar registros para culturas como banana, maçã e morango.

A Bayer CropScience é outra das grandes fabricantes que prepara investidas no segmento. No exterior, a companhia fechou, em março, a compra dos ativos da israelense AgroGreen voltados ao desenvolvimento e à produção de defensivos biológicos.

Independentemente da transação, no Brasil, a companhia está no segundo de dois anos de testes de inseticidas e fungicidas biológicos, segundo Gerhard Bohne, diretor de operações de negócios da companhia no Brasil. A requisição de registro vai depender dos resultados alcançados nos testes.

Os entusiastas dos defensivos biológicos citam, entre as vantagens, o fato de os resíduos não serem nocivos ao ser humano. As pesquisas, no geral, também são muito mais caras no caso dos agrotóxicos químicos. Também há ressalvas com os biodefensivos, contudo.

Como sua utilização ainda não ocorre em larga escala, não há um longo histórico de sua eficácia - há experiências bem-sucedidas, mas não se tem registro de como isso ocorre em prazos mais dilatados.

Outro dos senões, segundo alguns fabricantes, é que existem exemplos de sucesso no combate a insetos, mas a criação de herbicidas biológicos ainda não prosperou a contento.

Enquanto as grandes fabricantes preparam suas investidas no segmento, as pequenas, que exploram o filão há mais tempo, tentam se beneficiar da onda de fortalecimento do setor.

No início do ano, dez delas criaram a ABCBio (Associação Brasileira das Empresas de Controle Biológico) para ganhar musculatura conjunta.

"No mundo inteiro, a pressão sobre os defensivos químicos é crescente.

A entrada das grandes indústrias de agrotóxicos no segmento é benéfica porque elas têm capacidade de investimento muito maior, mas sempre vai haver espaço para os pequenos", diz Ari Gitz, presidente da entidade e sócio da Bio Controle, empresa que prepara a inauguração da primeira "fábrica" de nematoides, vermes que atacam pragas de plantas.

"Os biológicos não são mais produtos de nicho. Deixaram de ser coisa apenas dos naturebas".

(Capital do Pantanal)


..................................................................................................................................................
MAIS INFORMAÇÕES
Receba em seu e-mail, informações sobre orgânicos, cadastre-se em nosso boletim informativo:
Assinar boletim [Grátis]
VEJA MAIS NOTÍCIAS
Veja mais notícias sobre orgânicos em nosso portal, clique aqui
BLOG e-Campo
Comente as notícias e de sua opinião em nosso blog, clique aqui
TWITTER
Siga o portal e-Campo no twitter, clique aqui
Você tem mais informações sobre o tema? Envie seus artigo, notícias, fotos e vídeos para o e-Campo. E-mail: reporter@e-campo.com.br
..................................................................................................................................................


................................................................................................................................................................................................

MAIS INFORMAÇÕES
Receba grátis em seu e-mail notícias, informações e serviços do setor orgânico. Cadastre-se em nosso boletim informativo: CLIQUE AQUI - para assinar o boletim [Grátis]

VEJA MAIS NOTÍCIAS
Veja em nosso portal mais notícias sobre indústria, negócios, serviços, economia, etc. CLIQUE AQUI

BLOG E-usinas
Comente as notícias e de sua opinião em nosso blog, clique aqui. CLIQUE AQUI

TWITTER
Siga o portal e-usinas no twiter, canal de negócios e serviços. CLIQUE AQUI

EVENTOS
Veja os eventos que estão acontecendo, ou vão acontecer. Cadastre grátis seu evento. CLIQUE AQUI

................................................................................................................................................................................................

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina
2977
Notícia vizualizada: 2977 vezes
Voltar a página anterior
ANUNCIE AQUI BATE PAPO BOLETIM BUSCA CONTATO FÓRUM MAPA DO PORTAL e-REPÓRTER
Bolsa de mercadoriasPlataforma de intercâmbio nacional para produtores orgânicos, consumidores Classificados orgânicosÉ imperdível! Encontre aqui diversas
ofertas pelos melhores preços. Confira!
Painel de negócios orgânicosChegou o novo painel do e-Campo,
Anuncie sua empresa neste canal
Agronegócios orgânicosEncontre aqui as empresas que
comercializam produtos orgânicos
Produtores orgânicosÉ imperdível! Encontre aqui produtores
orgânicos na sua cidade. Confira!
Cartão virtual orgânicoAproveite! Divulgue o conceito orgânico
Envie um cartão virtual orgânico!
Páginas agrícolasEncontre aqui as informações pa o seu
dia a dia de trabalho no campo
Estamos propiciandoOportunidades para quer que dar um novo rumo a seu negócio. Anuncie aqui! Estamos propiciandoOportunidades para quer que dar um novo rumo a seu negócio. Anuncie aqui! Estamos propiciandoOportunidades para quer que dar um novo rumo a seu negócio. Anuncie aqui! Estamos propiciandoOportunidades para quer que dar um novo rumo a seu negócio. Anuncie aqui! Estamos propiciandoOportunidades para quer que dar um novo rumo a seu negócio. Anuncie aqui! Estamos propiciandoOportunidades para quer que dar um novo rumo a seu negócio. Anuncie aqui! Estamos propiciandoOportunidades para quer que dar um novo rumo a seu negócio. Anuncie aqui! Estamos propiciandoOportunidades para quer que dar um novo rumo a seu negócio. Anuncie aqui! Estamos propiciandoOportunidades para quer que dar um novo rumo a seu negócio. Anuncie aqui! Estamos propiciandoOportunidades para quer que dar um novo rumo a seu negócio. Anuncie aqui! Estamos propiciandoOportunidades para quer que dar um novo rumo a seu negócio. Anuncie aqui! Estamos propiciandoOportunidades para quer que dar um novo rumo a seu negócio. Anuncie aqui! Estamos propiciandoOportunidades para quer que dar um novo rumo a seu negócio. Anuncie aqui! Estamos propiciandoOportunidades para quer que dar um novo rumo a seu negócio. Anuncie aqui! Estamos propiciandoOportunidades para quer que dar um novo rumo a seu negócio. Anuncie aqui! Estamos propiciandoOportunidades para quer que dar um novo rumo a seu negócio. Anuncie aqui! Estamos propiciandoOportunidades para quer que dar um novo rumo a seu negócio. Anuncie aqui! Estamos propiciandoOportunidades para quer que dar um novo rumo a seu negócio. Anuncie aqui! Estamos propiciandoOportunidades para quer que dar um novo rumo a seu negócio. Anuncie aqui! Estamos propiciandoOportunidades para quer que dar um novo rumo a seu negócio. Anuncie aqui! Estamos propiciandoOportunidades para quer que dar um novo rumo a seu negócio. Anuncie aqui! Estamos propiciandoOportunidades para quer que dar um novo rumo a seu negócio. Anuncie aqui! Estamos propiciandoOportunidades para quer que dar um novo rumo a seu negócio. Anuncie aqui! Estamos propiciandoOportunidades para quer que dar um novo rumo a seu negócio. Anuncie aqui! Estamos propiciandoOportunidades para quer que dar um novo rumo a seu negócio. Anuncie aqui! Estamos propiciandoOportunidades para quer que dar um novo rumo a seu negócio. Anuncie aqui! Estamos propiciandoOportunidades para quer que dar um novo rumo a seu negócio. Anuncie aqui! Estamos propiciandoOportunidades para quer que dar um novo rumo a seu negócio. Anuncie aqui!